Deus abençoe e obrigado pela visita

Contador de visitas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

COISAS PASSADAS

Na vida, todos temos passado, presente e futuro. Como Pai da eternidade,só Deus tem 0 presente. Nada nos interessa hoje se 0 nosso ontemfoi bom ou mau, triste ou alegre, rico ou pobre, feio ou bonito, feliz ouinfeliz. Tudo passou no vórtice do tempo. A ordem profética é: "Nãovos lembreis das coisas antigas, nem considereis as passadas". Uma dasmaravilhas do céu é que lá só se fala no presente. Todos estão livres dumpassado que moleste e dum futuro que preocupa. Em face de um passado triste, mau, feio, desastrado, há muitos infelizes, atormentados deprimidos, arrasados. Todo senso de culpa pode resultar em múltiplos prejuízos, tornando 0 presente num inferno. Só na base do perdão de Deus, tudo pode ser resolvido. Conheci alguém que morreu prostrada com seus membros físicos definhados e enrijecidos em face de uma dramática experiência de que jamais se esquecera. Tudo seria diferente se ela tivesse tratado do passado conforme a orientação bíblica. Esquecer 0 passado aos pés da cruz é a melhor saída para se evitar o pior no presente. E é exatamente assim que Paulo procede em Filipenses 3.13-14 "...esquecendo-me das coisas que para trás ficam ... prossigopara 0 alvo ..." Como "fundista cristão," 0 ideal de sua vida estava na frente. Esquecer e esquecer, avançar e avançar, era sua constante. Negro, mau, perverso, feio, triste, tudo ficou sepultado na poeira do tempo. Em sua mente altruísta, só havia lugar para 0 futuro. No texto, a palavra EPILANTANOMENOS tem sentido de esvaziar a mente das coisas passadas sem olhar para trás. Muitos viveriam melhor se assim 0 fizessem. Este é 0 segredo para uma vida vitoriosa, alegre e feliz, livre de toda amargura, tristeza, angústia ou depressão. Agarrar-se ao passado é comprometer 0 futuro. Conheci uma senhora que, há mais de trinta anos, deixou de servir a Jesus por mera imprudência que resultou no seu afastamento do rol de membros da igreja. Hoje ela está velha e prestes a partir para eternidade com coração cheio de ódio, amargura e revolta contra os irmãos causadores do transtorno. Trancada a sete chaves, sua mente transbordante do passado nunca deu lugar ao perdão de Deus em Cristo Jesus. Este tem sido ardil freqüente, usado por forças malignas para agrilhoar os corações e desgraçar vidas. Em nossa cidade há um cidadão, conhecido de todos, apodado por JEEP. Sua triste historia começou na infância. Seu pai, fazendeirão, prometeu-lhe um JEEP de presente, caso fosse aprovado nos exames no final do ano. Concentrando todo esforço, conseguiu a vitória. Como todo adolescente, seu maior desejo era ter um carro. Infelizmente, 0 velho não cumpriu a promessa. Frustrado, amargurado e triste, ele se entregou ao desprezo. O impacto foi tão terrível que ele não teve condição de esquecer 0 passado e perdoar 0 pai. Assim sendo, ele se tornou um esquizofrênico. Hoje é comum vê-lo com 0 corpo cheio de acessórios automobilísticos, simulando na boca 0 barulho do motor, tentando estacionar ao meio fio seu carro imaginário. A lembrança traumática do passado transformou num "JEEP" um jovem forte, inteligente e cheio de ideais. Tudo seria diferente se ele tivesse condição de fazer como Paulo: "ESQUECENDO-ME ...PROSSIGO ... " Uma das maravilhosas grandezas de Deus é que ele apaga e esquece 0 nosso passado. Em Isaias 53.25 está escrito: 'Eu, eu mesmo sou 0 que apago as tuas transgressões e dos teus pecados não me lembro". A ordem bíblica em Efésios 5.1 é sermos "imitadores de Deus como filhosamados'. Esquecer 0 passado é um modoprático, útil e saudável de cumprirmos tal ordem. Não fosse a AMNESIA divina, nossa vida cristã seria um inferno. A garantia de esquecimento nos livra deste tormento. Se Deus já nos perdoou em Cristo Jesus, não há motivo para uma vidaatormentada sob 0 peso esmagador do senso de culpa. Conheci umajovem neo-convertida que vivia tão atormentada pela culpa que precisava tomar fortes dosagens de barbitúricos para conseguir dormir. O que mais a incomodava era a pureza, amor e inocência do marido em relação ao pecado. Tudo mudou em sua vida quando Ihe mostrei 0 que está escrito em II Corintios 5.17, João 1.7-8; Isaias 43.18-25. Naquela noite bendita, ela descobriu que sua velha criatura, apodrecia no pecado, estava morta e sepultada nas profundezas do esquecimento divino. Sua alma foi inundada por grande paz e alegria. Todo remorso, depressão e culpa passaram e ela foi curada pelo poder do sangue de Jesus. Esta á a verdadeira cura que Deus quer operar em todos. O resto é mera panacéia carismática. Mas para isso é preciso crer na Palavra de Deus. Para sua desdita eterna, conheço muitos que vegetam sob 0 peso esmagador do ressentimento e da amargura. Pregando em determinada cidade, conheci alguém atormentado, e paralisado, como vitima direta do senso de culpa e da amargura. Acusar, oprimir, angustiar e destruir as pessoas é tarefa do diabo. Perdoar, libertar e salvá-las é 0 grande alvo divino. Por mais negro que seja, Deus não está embaraçado com 0 seu passado. Ele pode esquece-lo e perdoá-lo num ápice de tempo. A decisão e sua. Mas além do mais, um lugar de utilidade para as coisas passadas. Em Romanos 8.28 está escrito que "todas as coisas contribuem para 0 bem ..." Na vida dos servos de Deus nada contribui para 0 mal. Até um passado feio, triste e infeliz pode ser transformado em bênçãos. A vida de José do Egito é um exemplo típico. Seu passado foi marcado por lances terríveis de ódio, inveja e traição por parte de seus irmãos. Quando Jacó morreu, estes começaram a se lembrar de todo mal que lhe fizeram, na certeza de que chegou a hora da vingança. Mas vejam 0 que disse José em Ge- 'nesis 50.20: "Vós intentastes 0 mal contra mim...mas Deus 0 tornou em bem". Nenhum sentimento de tristeza ou amargura ficou guardado em seu coraçaão, sabendo que tudo quanto lhe acontecera "foi para 0 bem de todos. Na vida de seus filhos, Deus só permite um presente infeliz, visando um futuro feliz. Portanto, se tudo está bem boje em sua vida, por que viver amargurando coisas passadas? É só pegar 0 indesejável e usá-lo para abençoar os outros na experiência diária. Continuo louvando a Deus pelas marcas visíveis de agressão física que sofri, por amor a Cristo, no começo do meu ministério. Estas têm sido usadas para abençoar muitos na área de aconselhamento pastoral. Quando me procuram, vomitando todo ódio e vingança contra os desafetos, mostrolhes na Bíblia 0 dever de sempre amar e perdoar. Com olhar frio e sorriso sarcástico, eles sempre respondem: " É pastor, não foi na sua pele! É por isso que 0 Senhor fala assim!" Com muita calma e segurança, conto-lhes a minha historia de amor e perdão ao meu agressor, expondo as marcas visíveis do meu sofrimento. Em seguida, é maravilhoso ver Deus quebrando os corações inflamados de ódio e dor, enchendo-os de amor e perdão do céu. Se 0 seu passado é pontilhado por duras marcas de traição, maldade, sofrimento, e ingratidão, pare de viver no presente, cheio de ódio e rancor. Pegue todo lixo e queime-o pela fé aos pés da cruz, usando a experiência para ajudar outros que vivem na mesma situação. Permita que Deus transforme todo mal em bênção no seu viver diário. É amando e perdoando que na condição de ofendidos, traídos eperseguidos, temos a chance de imitar 0 nosso querido Mestre. É tocante 0 testemunho de Vladmir Tomarevsk, esposo de Laura, assassinada com a filhinha nos braços por bandidos no assalto ao banco Itau, em São Caetano do SuI. "A bala atravessou a cabecinha ainda mole, varando 0 peito da mãe. Sua única reação foi um soluçoo e uma lágrima quente misturada aos respingos de sangue no rosto ..." O mais comovente foi a reação do pai - um santo homem de Deus - ao saber da terrível barbaridade. Veja 0 que ele disse: "É impossível descrever a dor que sinto... Não posso imaginar 0 que seja pior do que perder Laura e Talita...Mas agora, mesmo sem família, estou pronto a glorificar a Deus por tudo isso...Meu ideal agora é levar 0 amor de Jesus Cristo aos outros... Se 0 assassino de minha esposa e filhinha entrasse nesta sala, eu lhe diria que DEUS É AMOR. Não seria capaz de qualquer gesto de ódio ou revolta. Ele pode ser transformado em nova criatura por Jesus. No dia de finados, preguei na cadeia a convite dos presos ...Entre eles, estavam marginais e assassinos perigosos. Tive a glória de chorar com eles e sentir-lhes a dor do arrependimento" (Manchete, sem data). Explode, coração!! Deus Seja louvado por vidas CRISTOSSÍMEIS como a de Vladmir, capaz de perdoar, amar e abençoar como Jesus, transformando o mal em bem, no ideal de anular todo ódio e rancor malignos com base em COISAS PASSADAS.

PS. Consta que um dos assassinos de Talita se converteu na cadeia com 0 testemunho de Vladmir.

2 Comentários:

Missionarios Marcelo e Rute Silva disse...

Obrigado pela linda mensagem Pr. Samuel. Sentado numa cama do hospital pude refrigerar a minha alma com suas palavras cheias de sabedoria e discernimento bíblico.
Um Abraço carinhoso,

Marcelo Pedro.

António Je. Batalha disse...

Irmão Samuel ao passar pela net encontrei o seu blog, estive a ler algumas coisas e na verdade o passado tem afligido e está a afligir muita gente, há coisas do passado que é bom não esquecer afim de não voltar a fazer o mesmo, mas que não sirvam de tropeço para seguir a caminhada, posso dizer que é um blog fantástico,
com um bom conteúdo, dou-lhe os meus parabéns.
Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais esteja à vontade, decerto que irei retribuir seguindo também o seu blog.
Sou António Batalha, do Peregrino E Servo.

Postar um comentário

Pastor Samuel Barreto ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO